TELEJORNALISMO
JOR. DA METODISTA
TEMA LIVRE
REP. ESPECIAIS
VIDEORREPORTAGENS
DOCUMENTÁRIOS
JORNAL DA WEB
MANUAL DE REDAÇÃO
MANUAL
GLOSSÁRIO
PAUTA
REPORTAGEM
VIDEORREPORTAGEM
ENTREVISTAS
MANUAL DE TCCs
DICAS & IDÉIAS
LINKS
LIVROS E RESENHAS
TESES
SERVIÇOS
FALE CONOSCO
QUEM SOMOS
EXPEDIENTE

 


REPORTAGEM


Conceito:

O repórter é quem faz a matéria junto com uma equipe de externa (repórter cinematográfico e auxiliar) Não existe telejornal sem a equipe. A função do repórter é produzir a matéria. Deve preocupar-se com texto e imagem, deve casar as entrevistas com as informações disponíveis no texto, deve também preocupar-se com postura, voz e aparência, deve dividir todas as informações com a equipe para que todos saibam o objetivo da matéria.

Técnica:

- O relatório de reportagem deve ter:

Cabeça: Sempre rascunhe uma cabeça para a matéria. A primeira frase quase sempre é uma manchete, uma frase afirmativa. A segunda explica a afirmação e introduz o assunto.

Off: Texto feito pelo repórter com base nas imagens oferecidas pela equipe de reportagem.

Passagem: É o momento que o repórter aparece na matéria. É ela que dá credibilidade ao que está sendo veiculado. A passagem pode ser usada para descrever algo que não temos imagem, destacar uma informação dentre outras, unir duas situações, destacar um entrevistado ou criar uma passagem participativa.

Atenção!!
Coloque o microfone a um palmo da boca. O repórter pode gesticular com mãos na passagem, mas entre um gesto e outro deve intercalar com posições neutras.

Sonoras: São as entrevistas gravadas e para fazê-las é preciso, antes de mais nada, tirar todas as dúvidas com o entrevistado. Fique alerta, pois neste momento o repórter cinematográfico irá gravar as imagens da entrevista e logo após o contraplano (imagem do repórter fazendo perguntas para o entrevistado).

Grave na fita o nome do entrevistado e o cargo que ocupa. O repórter de televisão deve, sempre que possível, obter do entrevistado respostas curtas. Nos telejornais uma sonora com mais de trinta segundos é considerada longa.

Som ambiente: Diversos sons colhidos no momento da gravação da matéria. São buzinas, chuva, execução de sentença, torcedores gritando o nome do time, informações de áudio que vão ajudar no fechamento da matéria.

Teaser: Depois de concluída a gravação da matéria faça o teaser. Este formato de notícia é uma manchete gravada pelo próprio repórter que será inserida na escalada.

Confira abaixo um modelo de relatório de reportagem:

Profa. Heidy Vargas

PROGRAMAÇÃO
NET CIDADES

Jornal da Metodista
Quartas-feiras às 19h
Reprises: Quinta-feiras às 10h

 
INSTITUCIONAL
PARCEIROS


 
Copyright ® Núcleo de Jornalismo Eletrônico - Faculdade de Jornalismo e Relações Públicas
Todos os direitos reservados à Universidade Metodista de São Paulo. Cópia não autorizada.