TELEJORNALISMO
JOR. DA METODISTA
TEMA LIVRE
REP. ESPECIAIS
VIDEORREPORTAGENS
DOCUMENTÁRIOS
JORNAL DA WEB
MANUAL DE REDAÇÃO
MANUAL
GLOSSÁRIO
PAUTA
REPORTAGEM
VIDEORREPORTAGEM
ENTREVISTAS
MANUAL DE TCCs
DICAS & IDÉIAS
LINKS
LIVROS E RESENHAS
TESES
SERVIÇOS
FALE CONOSCO
QUEM SOMOS
EXPEDIENTE

 


PAUTA

Conceito

O trabalho da pauta é essencial para a redação de um telejornal. Eles são os estrategistas do jornalismo. Estes repórteres sugerem os assuntos e roteirizam todo o trabalho da equipe na rua. Todo dia o repórter, antes de sair com a equipe, recebe do chefe de reportagem uma pauta. Lá está toda a orientação sobre o que a equipe fará no dia. Essa infra-estrutura foi montada para que a equipe tenha maior mobilidade e cumpra a pauta no menor tempo possível. Uma redação de televisão raramente é dividida em editorias

Técnica

Para a pauta estar completa é preciso sistematizar o trabalho. Por isso, toda a pauta tem:

Retranca: Duas palavras que definem o tema da matéria. (morte/tiro, exportação/música)

Roteiro: Texto que indica o horário da entrevista, o nome do entrevistado, local da entrevista, telefone e celular.

Se for uma lugar de difícil acesso oriente a equipe a chegar no local.

Cuidado com a distância das locações e fique atendo ao deadline do jornal.

Proposta

Breve descrição sobre o assunto a ser tratado na matéria. A proposta não pode deixar dúvidas sobre o tema da reportagem. Seja objetivo e direto. Todas as perguntas do lead (quem, quando, onde, por quê, o quê) devem estar respondidas.

Encaminhamento

Sugestão de como a reportagem será roteirizada. O pauteiro deve sugerir offs, passagens, sonoras, povo-fala, sobe som, som ambiente. E NUCA ESQUECER DO TEASER.

Nunca se esqueça da imagem. Indique para o repórter que você pensou na imagem quando estava produzindo a matéria. Não adianta nada fazemos um vt sobre moradores que reclamam da falta de energia nas ruas do bairro se não mostrarmos as dificuldades que encontram, os impostos que pagam e as reivindicações que já fizeram à prefeitura. A dica é imaginar a matéria.

Dados

Todas as informações possíveis sobre o assunto. É preciso checar todos os dados.

Inclua também um perfil dos entrevistados. Explique para o repórter e o repórter cinematográfico quem é o entrevistado, qual a importância dele na matéria, o que ele faz ou fez para ser entrevistado e como ele pode contribuir.

Confira abaixo um modelo de pauta:

Profa. Heidy Vargas

 

PROGRAMAÇÃO
NET CIDADES

Jornal da Metodista
Quartas-feiras às 19h
Reprises: Quinta-feiras às 10h

 
INSTITUCIONAL
PARCEIROS


 
Copyright ® Núcleo de Jornalismo Eletrônico - Faculdade de Jornalismo e Relações Públicas
Todos os direitos reservados à Universidade Metodista de São Paulo. Cópia não autorizada.